sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ney Viturino dá início à reforma do Balneário e assessoria do Bretas nega problemas com a prefeitura de Caldas Novas

Obra de reforma do Balneário Municipal é lançada em meio a muitas homenagens


da Redação

Foi realmente emocionante o lançamento das obras do Balneário de Caldas Novas. A empreitada, que será conduzida pela secretaria municipal de obras, vem resgatar a história do município, que no passado atraía pessoas em busca de curas para suas doenças nas águas termais.

Personalidades ilustres da cidade estiveram presentes, como a dona Beatriz e o senhor Paulo Tupá, família do homenageado Pedro Tupá, que dará o nome à obra; o senhor Diógenes, que chegou a Caldas Novas há mais de 30 anos buscando curar um reumatismo; dona Terezinha, que guarda a memória do Balneário em recortes de publicações através dos anos, todos representam esse passado que o município quer resgatar.

Estiveram presentes no local das obras vereadores, secretários e diretores municipais, além de moradores, incluindo muitos idosos, querendo prestigiar o evento dada a importância de preservar a memória de Caldas Novas.

O secretário de Obras, Luiz Mauro Donato abriu o evento, explicando à população que no projeto da arquiteta Elisangela Bessa consta, além das salas de banho, uma piscina para fisioterapia. Em seguida, falou a vereadora Gisélia Custódio, que falou sobre a importância da história do Balneário e sobre o projeto de lei que foi votado por ela homenageando a família Tupá. O secretário de Turismo, Ivan Garcia, também mencionou a história do local e enfatizou: “queremos resgatar o turismo de saúde na cidade”.

Desde 1910 existiu no local uma casa de banhos particular, que apenas em 1920 foi transformada em balneário público, com salas individuais. A partir de 1939, o Balneário passou a pertencer à prefeitura, que para atender a demanda crescente, em 1950 construiu um novo balneário no local, que existe até hoje e após 61 anos será reformado.

O vice prefeito Otaviano da Cruz relembrou sua infância, em que conduzia muitas pessoas necessitadas para tomar banho nas águas medicinais e reafirmou o seu orgulho em fazer parte do resgate desse passado.

O Prefeito Ney Viturino por sua vez, recebeu uma homenagem do cantor Rui Amado, antes mesmo de começar a discursar. Em seguida, emocionado, o prefeito conversou com os presentes, que contaram histórias do desenvolvimento de Caldas Novas a partir da década de 70, falando da contribuição de suas famílias para o município.

A Primeira Dama Eterna Maria leu passagens da vida de Pedro Cordeiro Tupá, escritas por Beatriz Tupá, professora dedicada de muitos dos presentes, sendo esse o maior legado de sua família, na definição dela própria.


Caso Bretas

O início da obra de reforma do Balneário Municipal de Caldas Novas também foi o momento para esclarecer a informação, tida como "mentirosa, desonesta e de má fé" por um secretário do governo que prefere não se identificar, de que a prefeitura estaria impedindo a rede Bretas de supermercados, de se instalar em Caldas Novas.

A mentira, que segundo este mesmo secretário, "foi parida em Caldas Novas e comprada por muita gente sem a preocupação de se informar a verdade", caiu por terra quando um assessor da Rede Bretas se pronunciou publicamente durante a cerimônia de início dos trabalhos de reforma do Balneário.

Em tom de desabafo, Ney Viturino (foto) passou a palavra ao assessor do supermercado Bretas, Túlio Cabral, para desmistificar o fato de que a prefeitura estaria impedindo a instalação do supermercado no município. “O que está sendo falado por aí não tem nada a ver. Estamos recebendo muito apoio da prefeitura, do prefeito, dos secretários. Tivemos hoje [sexta-feira, 15 de abril] uma reunião na promotoria e a promotora abriu um canal, no qual vamos trabalhar para fazermos aqui nosso supermercado e vamos aproveitar e agradecer o apoio do prefeito e dos secretários. Estamos com o alvará de construção em mãos e de 90 a 120 dias as portas estarão abertas. Vocês podem ter certeza de que, quem vai ganhar são vocês, os consumidores e nós também, porque Caldas Novas é importante para nós”, declarou o assessor. (com informações da SECOM/Caldas Novas)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Bem, sou um cara simples, buscando coisas simples, mas com muita peculiaridade... Como Jornalista levo a sério meu trabalho e, sem falsa modéstia, o faço muito bem feito. Não tomem isso como arrogância ou prepotência. É que respeito minha profissão, muitas vezes mais que o próprio ser humano. Gosto de ser Jornalista, amo a profissão e a ela me dediquei a vida toda e me dedicarei enquanto me fôr possível exercê-la ou ela exercer seu fascínio sobre mim. Para mim, ser Jornalista, é uma honra! Mas não se engane... faço o que tem que ser feito, e não o que a maioria gostaria que eu fizesse!