terça-feira, 5 de março de 2013

Caldas Novas - Falta inteligência ao Executivo em suas atuações



Luciano Beregeno


O projeto de lei que prevê a concessão, por contrato, da área onde antes funcionava o parquinho da cidade, em Caldas Novas, é uma obra prima da falta de inteligência de uma administração refém dos debates sociais que ela, por incapacidade, não consegue liderar e nem estabelecer uma agenda positiva.

Reza o projeto que deve ir à primeira votação hoje, que depois que a Justiça determinou a retirada do parque, a criminalidade na área cresceu. Cresceu como Senhor Prefeito? Que raios de atuação da Polícia Militar é essa que só surte efeito em mega festas? Que triste realidade é esta que se esconde atrás dos alardeados feitos de segurança patrocinados pela expertise do prefeito, retumbantemente estampadas em perfis nas redes sociais, manipulados por assessores como se o prefeito fosse, em atitude clara e límpida de indução a erro o cidadão menos afeito às lides da Internet?

É um questionamento que deve ser feito, repensado e exaustivamente debatido. O uso de uma área como aquela não permite que uma administração tacanha e amedrontada se valha de um recurso obscuro como a “concessão”, para dar resposta a um percentual cuja expressão desconhecemos todos, de insatisfeitos, em detrimento de uma totalidade que se resulta acima dos 70 mil habitantes.

Não senhor prefeito. Não é essa atitude despida de inteligência de gestão que deve ser adotada. O senhor e sua equipe muito criticaram seu antecessor – Ney Viturino – pelas atitudes que o senhor e seus companheiros consideraram inúmeras vezes imaturas, irracionais e burras. Então, não é hora de fazer o mesmo. Maior descrédito o senhor terá, senhor prefeito, se permitir que suas ações, por mais rotineiras que sejam, possam vir sobrecarregadas de dúvidas quanto ao objetivo de sua adoção.

Se existe problema de criminalidade crescente no local – como explicitado em sua justificativa do projeto - que a inteligência de Segurança Pública e a inteligência de Gestão tomem providências. Meios a prefeitura tem, de sobra, para fazê-lo, ainda que o façam quando seus interesses assim o determinam. Lembremos do fiasco do Caldas Contry Fest 2012, explorado por seus companheiros como desastres cuja responsabilidade era apenas do prefeito anterior. Apenas se esqueceram de mencionar que o fiasco era, de fato, do governador do Estado, verdadeiro e único Comandante em Chefe da Força policial de Goiás. Uma mentira leve com fundo eleitoral que a cidade aceitou.

Quanto à carência de atrações existente em Caldas Novas por falta de investimentos da administração anterior, é um sofisma lamentável. Não há nem o que se comentar aqui, pois seu maior apoiador, o Grupo Privé – aliás, berço de seu vice-prefeito, correto? – foi magnanimamente beneficiado pela administração anterior, este sim, um dos grandes pecados cometidos. Pela nobreza e magnitude, o Privé proporciona atrações excepcionais ao turista. Ou não? Tem se tornado praxe nessa administração promover a negatória das afirmativas, um dilema filosófico que acredito vocês resolvam até o fim do mandato.

Bom, como tempo e espaço são caros, deixo aqui minhas observações quanto à desnecessidade de se discutir afoitamente o melhor direcionamento para a área. Muito menos tomar ações precipitadas, a menos que se prestem a algum objetivo não muito republicano. Quero confiar no seu tino administrativo prefeito. Quero muito, pelo bem de Caldas Novas. Mas até o momento, ainda persiste este vácuo em seu governo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Bem, sou um cara simples, buscando coisas simples, mas com muita peculiaridade... Como Jornalista levo a sério meu trabalho e, sem falsa modéstia, o faço muito bem feito. Não tomem isso como arrogância ou prepotência. É que respeito minha profissão, muitas vezes mais que o próprio ser humano. Gosto de ser Jornalista, amo a profissão e a ela me dediquei a vida toda e me dedicarei enquanto me fôr possível exercê-la ou ela exercer seu fascínio sobre mim. Para mim, ser Jornalista, é uma honra! Mas não se engane... faço o que tem que ser feito, e não o que a maioria gostaria que eu fizesse!